ES já registrou 41 mortes por meningite só este ano; baixa cobertura vacinal preocupa

22 set

Em nove meses de 2022, número de casos é 90% maior que o registrado ao longo de todo ano de 2021

O número de casos de meningite no Espírito Santo este ano acende um alerta para a importância da imunização. De janeiro até agora foram registradas 41 mortes e 158 casos pela doença, segundo a secretaria de Estado da Saúde.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, chamadas meninges. A doença é causada por bactérias ou vírus, porém, nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Apesar de pessoas de qualquer idade estarem suscetíveis a contrair meningite, crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.

“Temos um problema relacionado à baixa cobertura vacinal contra a meningite e também contra outras doenças que podem ser prevenidas por meio de imunizantes. Existem 31 doenças evitáveis pela vacinação e precisamos ficar atentos a todas. Atualmente, nenhuma delas apresenta cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde aqui no Estado”, alertou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O subsecretário disse ainda que há dez anos o número de casos era significativamente maior, mas na época novas vacinas foram disponibilizadas, o que contribuiu para a redução significativa de registros da doença. “Porém, em 2019, antes mesmo da pandemia provocada pela covid-19, contabilizamos 159 casos de meningite. Depois disso, chegou a covid e o isolamento social. Em 2021, foram registrados 83 casos e 19 mortes. Em 2020, 63 casos e 23 mortes”.

Esse ano, com a retomada e a liberação de todas as atividades, ainda com a cobertura vacinal não adequada, os casos voltaram a subir. Em nove meses de 2022, o número já é 90% maior do que o registrado ao longo de todo o ano de 2021.

ES disponibiliza vacina para adolescentes e trabalhadores da saúde

No último dia 8 de julho, a Sesa anunciou a disponibilização do imunizante contra meningite meningocócica C (conjugada) para adolescentes não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde. As vacinas estarão disponíveis para esse público até o próximo dia 30 de setembro.

Na época, o órgão informou que a proteção aos adolescentes acontece, especialmente, por esse grupo ser o principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Já nos trabalhadores da saúde, a recomendação se dá considerando a gravidade e a letalidade da doença.

Rash da meningite (lesão não desaparece ao ser pressionada por um objeto de vidro)

De maneira geral, o imunizante fica disponível nas mais de 700 salas de imunização espalhadas por todo o Estado e é contemplado pela Calendário Nacional de Vacinação para quem tem até 12 anos de idade. Reblin reforçou que existem imunizantes para atender todos que precisarem.

“Uma outra coisa muito importante é que as famílias fiquem atentas aos sintomas. Quanto mais cedo houver intervenção, maiores as chances de respostas positivas no tratamento da doença. Observar febre altarigidez de nucavômito em jato e também manchinhas na pele. Em caso de suspeita, a orientação é procurar o serviço de saúde para a intervenção correta”, concluiu Reblin.

Conheça os sintomas da meningite

Entre os principais sintomas da doença, estão:

– Febre alta;
– For de cabeça;
– Rigidez de nuca;
– Manchas vinhosas grandes ou pequenas na pele;
– Confusão mental;
– Dor de garganta;
– Vômitos/náuseas (nem sempre, inicialmente);
– Sonolência;
– Dificuldade para acordar;
– Dor nas articulações;
– Falta de apetite.

Prevenção e tratamento

vacinação é a principal forma de evitar a meningite. Diante dos sintomas, o médico fará uma avaliação, além da análise preliminar de amostras clínicas. Em casos mais graves, o paciente é encaminhado para internação e o tratamento realizado com antibióticos específicos.

SUS oferece 5 tipos de vacina contra as meningites bacterianas

Os imunizantes oferecidos pela Rede Pública Estadual são:

– Vacina meningocócica C: para crianças de até 10 anos de idade que previne doença meningocócica pelo sorogrupo C; Até o dia 30 de junho também estará sendo ofertada de forma temporária para adolescentes de 13 a 19 anos.

– Vacina meningocócica ACWY: para adolescentes de 11 e 12 anos que previne quatro tipos de doença meningocócica pelo sorogrupo A, C, W e Y;

– Vacina pneumocócica 10 valente: para crianças menores de 5 anos que previne meningite pelo pneumococo;

– Vacina pentavalente: para crianças menores de 7 anos que previne meningite pelo Haemophilus influenzae tipo B;

– Vacina BCG: para crianças menores de 5 anos de idade que previne meningite tuberculosa.

Fonte: Folha Vitória por Ana Carolina Monteiro